sábado, 26 de maio de 2012

Plano de aula quadrinhos

Plano de ensino
Professor: Carla Roberta Ferreira
                  Ruster                       
Disciplina: Inglês
Série: 8º ano                                       Ano: 2012
Duração: 2 aulas (50 minutos cada aula)
 
OBJETIVOS 
   

 Incentivar a prática da leitura, o desejo e o prazer de ler.
 Possibilitar o contato direto dos alunos com textos verbais e não verbais.
 Conhecer esse gênero textual em sua estrutura e função, percebendo características da linguagem das histórias em quadrinhos.
Valorizar a leitura como fonte de prazer e entretenimento.
 Favorecer algumas aprendizagens importantes: sobre o fato de todo escrito poder ser lido, sobre a linguagem que se usa para escrever, as expressões.
Compreender a história por seu contexto.
 Ampliar o vocabulário na língua inglesa.
METODOLOGIA
Conhecimento prévio sobre a estrutura e a característica lingüística desse gênero textual. (balões, expressão dos personagens, diálogos...)
Estudar os tipos de balões, seqüência de diálogos, temática, etc.
Conversar com o grupo sobre o que é uma história em quadrinhos e quais as favoritas de cada um.
Escrever na lousa "Mônica's gang" e dizer que iremos ler uma tirinha desses personagens. A idéia nesta etapa é que os alunos consigam relacionar Mônica's Gang à Turma da Mônica.
Listar na lousa o nome dos personagens da Turma da Mônica que os alunos conhecem, discutindo suas características e histórias. Ex: O personagem Cebolinha que troca a letra R pelo L.
Projetar a tirinha que será lida e entregar uma cópia para cada aluno ou dupla.
Realizar a leitura. Perguntar o que eles entenderam da história.
Levantar diferenças em relação às tirinhas em português (nome dos personagens; letra trocada por Cebolinha).
Perguntar se não entenderam alguma palavra. Em caso afirmativo tentar fazê-los compreender através do contexto e não traduzindo.
Com base nas hipóteses, pedir para os alunos, formar grupo de 2 ou 3 alunos.
Faça uma leitura em voz alta do texto todo.
Fazer uma reflexão coletiva, e uma discussão a respeito oralmente.

AVALIAÇÃO
Os grupos têm que localizar imagens ou palavras que tragam o sentido de humor ou ironia.
Oferecer outras tirinhas da Turma da Mônica, pedir que completem as falas dos personagens desta tirinha e, depois, comparar o texto produzido com o texto original. Discutir as diversas possibilidades, sempre atentando para adequação do texto verbal ao texto não-verbal e à coerência em relação ao que já sabemos sobre os personagens.
Pedir para que os grupos façam um glossário com palavras novas.
Os grupos tem que localizar imagens ou palavras que tragam o sentido de humor ou ironia.

Um comentário: